domingo, 17 de maio de 2009

Só mesmo em Luanda


Impressionante a imagem daqueles operários chineses sentados na platéia do programa "Jovem Mania", transmitido ao vivo todos os sábados pela TPA, a Televisão Pública de Angola. Ao lado deles, dezenas de jovens angolanos animados pelo show que é o programa. Os chineses foram chegando aos poucos e se juntando na parte lateral da platéia. Não fazem parte da cena. Quase todos de bermuda, camiseta e chinelo. Sábado! Dia de folga. Buscando um pouco de diversão, não entendem sequer uma palavra do português. Olham admirados para o cantor Kelly Silva, cantando música sertaneja como se fosse o Leonardo com o layout do Alexandre Pires. Atentos, riem das palhaçadas de dois jovens angolanos na platéia. Vieram construir o novo complexo de estúdios da TPA no Camama, bairro afastado do centro que está sendo urbanizado. Tento imaginar o que se passa na cabeça deles. Longe das famílias, trabalhando dia e noite ali, no meio do nada. Olhando ao redor dos prédios dos estúdios a amplidão provoca a sensação de estar no campo, tamanho é o vazio. O que pensam estes homens que caminham entre outros tão diferentes nesse encontro de duas culturas originais? Muito mais antigas do que a minha. Com tradições milenares. Uma mistura absolutamente surreal, quase criada. Sem a câmera fotográfica não pude registrar a imagem para mostrá-la depois. O registro ficou apenas na minha memória. Guardado para mim. E percebi que a fotografia, e a arte de maneira mais ampla, é mesmo uma forma de dividir sentimentos, impressões, desejos, um modo de compartilhar visões que ficariam apenas dentro de nossos próprios corpos. Estes corpos efêmeros. Ao fim do programa, os chineses caminham na escuridão de volta para os seus alojamentos. Eu não tiro da cabeça aquela imagem tão inusitada. 20 jovens chineses ao lado de 60 jovens angolanos em um estúdio de televisão. Só mesmo em Luanda.

4 comentários:

  1. Bonitão, vê se anda com a maquina no bolso!!! Tá bem legal o blog, aproveite e volte com muitas histórias!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Opa! Poxa, eu preciso de uma câmera pequena...
    Bacana que você tá curtindo o blog!
    Valeu!
    abração

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Você é mesmo o artista do grupo, Moncaio, não apenas um ótimo fotógrafo. Parabéns pelo blog (coisa que eu me prometi fazer daí e não cumpri). Aproveita mesmo seu tempo, respira essa África, traz seu ar nos pulmões e continua deixando sua marca.
    Abração

    ResponderExcluir