terça-feira, 2 de junho de 2009

As aulas na Televisão Pública de Angola


Após algum tempo por aqui - e quase partindo de volta ao Brasil - finalmente pude pensar sobre o que me trouxe à Angola. O curso que dei na TPA, a Televisão Pública de Angola (um dos poucos canais de TV nacionais. Existe ainda a TPA 2 e a novíssima TV Zimbo) foi um dos melhores cursos que já dei desde 2003 quando comecei a lecionar. Não por mérito meu, mas principalmente pela enorme vontade e energia dos alunos, a grande maioria produtores e diretores de programas, além iluminadores, e diretores de departamento. Muito também porque este curso é a realização de vontades muito antigas: ir à África e dar um curso de direção de fotografia mais completo, abrangendo desde a fisiologia do olho até Vermeer, chroma key, luz fria, concepção, etc. Certamente foi uma experiência única, digo foi, pois faltam apenas duas aulas para o fim do curso. E posso dizer que aprendi muito aqui, com meus aprendizes ávidos por conhecimento, com opiniões fortes, anseios, força. Eu me senti alimentado por esta força da qual os educadores vivem, que é a força de seus aprendizes, dos seus comuns abertos a receber e dar conhecimento, sem medo, sem receios. E senti também que pude "contaminar" estas pessoas com o meu amor pelo cinema, pela imagem, pela fotografia, e espero eu, pela vida. Pela vontade de criar imagem, som , mensagem, conteúdo, idéias.

2 comentários:

  1. o melhor mesmo é poder doar tudo que temos.

    ResponderExcluir
  2. Textos enxutos. Bsatante rítmo. Muito bons mesmo! Estou certa de que você nasceu para, além de tantas coisas que você faz muito bem, para registrar sua interpretação do mundo e torná-la disponiver para muitas pessoas. Muito mais pessoas, além daquelas que acessam seu blog e orkut. É isso aí, parabéns.

    Fotos belíssimas !
    Roza

    ResponderExcluir