domingo, 10 de maio de 2009

Chegada em Angola

O nome deste blog surgiu em homenagem ao primeiro nome da cidade de Luanda: São Paulo da Assunção de Loanda, fundada como uma vila em 25 de janeiro de 1576, no mesmo dia que a nossa São Paulo de Piratininga, no Brasil, mas 24 anos depois.
Após esta pequena introdução histórica, vamos às primeiras impressões...

É surpreendente a imagem da cidade logo na chegada. Haviam me falado, mas só vendo mesmo. No caminho entre o aeroporto e o hotel passei por ruas esburacadas (com alguns trechos alagadiços devido à chuva forte que houve no dia anterior) e por edifícios baixos com a fachada toda deteriorada, mas que tinham carros importados caríssimos na porta. Uma visão muito curiosa. Difícil de se imaginar.

Por outro lado, o povo é muito simpático, hospitaleiro e educado. Fui muito bem recebido.
A energia nas ruas, pessoas com roupas coloridas e aquela mesma força do brasileiro.

Também surpreendente é estar em um país que não é o Brasil e conversar com as pessoas em português. É estranho. Mesmo os estrangeiros falam português!

3 comentários:

  1. Oi André, adorei saber suas primeiras impressões! Tenho certeza de que minha imagem de Luanda-Angola-África é super estereotipada, quem sabe você me ajuda a desmontar. Ah, vale a nota: 25 de janeiro é a data de conversão de São Paulo (o "apóstolo"). Paulo era perseguidor dos primeiros cristãos (depois da morte de Cristo), mas 'Jesus' apareceu para ele e ele se converteu - virou um dos maiores propagadores - mesmo não tendo o conhecido Jesus em vida, nem sido um dos apóstolos originais. (nada como fazer uma matéria pra Superinteressante sobre isso...)
    Beijos e aproveite!

    ResponderExcluir
  2. nada com a lingua-mãe sussurando em nossos ouvidos mesmo que a terra-mãe seja outra...
    se cuida moço bonito!

    ResponderExcluir
  3. Oi André !!

    Adorei ler suas impressões de Luanda e ver suas fotos. A sensação lendo seu diário foi "tão longe tão perto". Somos estrangeiros dentro da própria lingua ?
    Parabéns e aproveita. vc é sucesso total !!
    beijos Luciana Figueiredo

    ResponderExcluir